69 anos de proclamação da República Popular da China

1 de outubro de 1949, proclamação da República Popular da China

A aliança política forjada na resistência contra o Japão e depois na luta pela Nova Democracia, levou à convocação da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, em Pequim, entre 21 e 30 de Setembro de 1949, que assumiria as funções da Assembleia Popular Nacional, antes da sua eleição por sufrágio universal.
Na China da primeira república de Sun Yat-sen, durante a guerra de resistência contra o Japão e na guerra civil de 1946 a 1949, os partidos democráticos e uma fração do Kuomintang aliaram-se ao Partido Comunista e, após a sorte das armas lhes ser favorável, acordaram no programa e na constituição de uma nova forma de regime a que chamaram República Popular da China.
A Conferência Consultiva Política dos Povos da China reuniu representantes do partido comunista e dos oito partidos democráticos que constituíram a frente única contra o Japão e depois a aliança pela Nova Democracia, incluindo delegados de todas as forças sociais e económicas da China, e das suas 56 nacionalidades. A Conferência aprovou a Constituição da República Popular da China e elegeu como seu presidente o líder comunista.
A República Popular da China foi proclamada a 1 de outubro, por Mao Zedong.